A semana passada… Parabéns Oscar.

foto_niemeyer.jpgprincipal.jpg

Olá Pessoal,

O TVBlog “Trânsito Musical” começou com uma avalanche de visitas e comentários. É muito legal sentir as idéias voando alto, pessoas interagindo e propondo novas possibilidades. A comunicação assim se torna uma ponte entre diversos mundos, e isso é uma das nossas gratas oportunidades deste novo século, ou seja, poder estar em todos os lugares, agora.

A semana passada nos trouxe fatos emblemáticos, o fim da CPMF, o centenário de Oscar Niemeyer, a derrota de Hugo Chavez no referendo sobre a reforma da Constituição Venezuelana e o show histório do Led Zeppelin.

Claro, o mundo borbulha em novidades a todo instante, mas a semana passada foi especial, foi diferente.

De todos estes fatos, o centenário da lenda Oscar Niemeyer foi o que realmente me tocou. Primeiro porque sou fã de Oscar há muito tempo, segundo porque sua vitalidade e poder criativo é algo mais do que incrível, é a prova viva de que o homem necessita criar para viver, e que contrariando Schopenhauer e evocando Aristóteles, “o homem tem uma inclinação para o bem”.

Ver um homem chegar aos 100 anos, com uma lucidez imensurável e uma vontade sincera de alcançar o êxtase da criatividade deixa, ou pelo menos deveria deixar, qualquer ser-humano comum em estado de alerta e ao mesmo tempo de graça. 

Não é difícil, principalmente em escolas de Arquitetura, sentir o ar blasé e que muitas vezes ignora a obra de Niemeyer. Eu até entendo, não é fácil se conformar em construir réplicas de caixas de fósforos, em locais muitas vezes proibidos, com cores “doloridas” e nenhum apelo criativo. No nosso país, desafiar o óbvio e sacudir o marasmo, geralmente soa arrogante e/ou prepotente. Muita gente deixa de sentir o poder do emblema, do marco, e passa a sentir arquitetura somente como uma repetição desgovernada de algo que não funciona, mas que foi feito para.

Temos a marca da provincianismo,  a memória histórica do colonianismo, e uma religiosidade em alguns casos pendendo ao “showbusiness pirotécnico”, onde poucos dizem e muito pouco se sabe.

Neste momento eu esqueço a Brasília da corrupção, do descaso e da mentira. Aqui, nesta hora, só consigo enxergar a obra eterna, a ascenção aos céus, a leveza da curva e a certeza da reta, pois certeza na vida somente a morte, e esta já deveria ser mais do que uma bela desculpa para deixarmos de lado pequenas bobagens e começarmos uma amizade com o espaço e tempo que temos aqui.

Oscar desfila graça, anseio de evolução e curvas que sinalizam os caminhos tortuosos de qualquer vitória verdadeira, pois qualquer linha reta é curva na linha do tempo.

Como o próprio arquiteto rejeita as honrarias “desmedidas”, eu simplemente gostaria de dizer: Parabéns Oscar.  

Um vídeo verdadeiramente emocionante para nossas almas e um encontro formidável: 

Maiores informações: http://www.oscarniemeyer.com.br

Advertisements

One Response to “A semana passada… Parabéns Oscar.”

  1. homocinetica Says:

    Lição estimulante de positividade!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: