Música, pão e margarina… E o disco de 2007 (Aqui em casa).

3354519-1338835667.jpg

Se aqui em casa teve uma música que tocou (e tocou) durante este mágico ano de 2007, esta se chama Straight Lines, do grupo australiano Silverchair. Com as novidades cada vez “mais novas”, a obsolescência corre cada vez mais veloz, tornando o ontem um passado muitas vezes distante demais. Em relação a música, isso não é diferente.

Dias atrás um amigo me perguntou pelo msn o que eu estava ouvido ultimamente? Na falta de uma resposta imediata, como assim um dia foi, imaginei que alguns anos a mais já seriam suficientes para diminuir em alguns segundos minha capacidade de resposta em tempo real.  

Passados alguns minutos, já atolado em contradições e no início de uma auto-punição pela falta de memória, uma luz chegou e fez-se onipresente. 

É uma verdade clara, eu realmente não sei mais o que eu tenho ouvido!

As novidades são tantas e ao mesmo tempo tão repetitivas, que se uma banda não lhe tocar nos primeiros quatro ou cinco acordes ela provavelmente não voltará muito cedo ao seu player. É oferta, é muita oferta! Pilhas de discos agora cabem tranquilamente em seu pequeno aparelho de mp3. Memória? Bom, melhor deixar que o computador pense, não é mesmo? Apego? Pra que? Amanhã uma nova lista de novidades estará adentrando seu e-mail sem restrições, e mais ofertas musicais (ou não) estarão ali, prontas para serem chupadas e depois cuspidas, rapidamente.

Mas claro, algumas coisas caem muito bem, ou pra mim ou pra você, e não estou aqui tentando fazer você engolir qual a melhor música, qual o melhor estilo, mesmo porque não há. Há os piores, estes sim aos montes.

E a partir daí uma questão aflora rebelde e sufocante: O que é o melhor em tempos “dos melhores de todos os tempos”?

Ainda há gosto, ou todo produto é igual a um Mc´Donalds, que só deve ser comido (ou consumido, como você preferir) quente e na hora?

Você pensa antes de consumir? Ou você consome seu pensamento pensando satisfazer apenas desejos? 

Blá, blá, blá… Voltando ao assunto, o novo single do Silverchair me soou estranho, e apesar de alguma semelhança com alguma coisa, como quase sempre é (ou tem que ser), esta canção me veio como algo diferente de tudo aquilo que eu já tinha ouvido. A partir do single veio o disco, e este se mostrou ainda mais interessante, criativo e repleto de riscos que muitas bandas deveriam correr, para seguirem adiante. 

Talvez um “Young Modern” deva ser assim, nem melhor nem pior, apenas ser. Algo não tão simples atualmente.

Já em relação às ofertas, vamos aproveitar a enxurrada de música gratuita, e torcer para que logo logo a gasolina, o pão e a margarina possam ser “baixadas” de graça onde quer que seja.  

Um abraço, Antonio Rossa

One Response to “Música, pão e margarina… E o disco de 2007 (Aqui em casa).”

  1. geracaointernet Says:

    Olá Antonio.

    A questão que vc levantou tem acontecido com frequência comigo. Quando alguém me pergunta qual a minha banda predileta, eu não sei mais responder. Quando perguntam sobre o que ando ouvindo acontece a mesma coisa. Acredito que deva ser algo relacionado ao excesso de informações que recebemos mesmo. Com o advento da internet, fica muito fácil tomarmos conhecimento de artistas dos 4 cantos do mundo. É natural que passemos a ouvir cada vez mais artistas, sem nos concentrar em 3, 4, quando fazíamos antigamente, na “remota época”, onde contávamos apenas com as rádios, poucos canais de TV e clipes no fantástico ehehe.

    Gostei muito do seu blog e já estou adicionando em meu NetVibes para acompanhá-lo com mais frequencia.

    Grande abraço,

    -Rodrigo Cunha
    http://geracaointernet.com

Leave a Reply

