“O que eles não nos contam, da RBS à RCTV” ou “Apenas uma pequena parte da mentira”.

120333637_fe76d72d0d.jpg 

É engraçado notar que se ficarmos paralisados em frente à TV, acreditando apenas no que o Jornal Nacional nos informa, corremos o sério risco de ficarmos a ver navios frente a tanta notícia superficial, e elas não são poucas.

Eu sei, não é de hoje que isso acontece, porém a cada dia que passa mais a informação democrática (aquela criada por nós) parece corroer o topo dessa pirâmide, que joga predominantemente com interesses de minorias, e claro, para seus próprios interesses.

Há pouco tempo, enviei alguns e-mails ao apresentador Cacau Menezes e também à RBS, pedindo informações à respeito da continuidade da concessão de rádio-difusão ao grupo gaúcho, que se encerraria no dia 05 de outubro de 2007. Sugeri que nos dessem algumas informações à respeito do que já haviam feito e dos planos futuros, uma espécie de balanço destes longos anos de concessão. É uma questão que deveria ser amplamente discutida com toda a comunidade, e que eles devem ao público em geral.

Houve algum tipo de resposta? Não. Pelo menos não endereçada a quem perguntou (neste caso, eu). Foi veiculado resposta em algum local? Não sei, ao menos eu não vi.

Então, o medo do debate, o subterfúgio do poder esconde-se enquanto pode, foge da questão. Enquanto isso uma grande parcela da elite nacional, formada predominantemente por imbecis, que se trancam em carros blindados e condomínios fechados, e que só tomam sol em Paris, continuam a fisgar o filé mignon da nossa riqueza, dando de volta produtos de terceira, vendidos para um público de segunda, a preços de primeira.

Mas como nem todo mundo está a ver navios, foi realizado em Porto Alegre, no dia 05 de outubro de 2007, o DIA NACIONAL DE LUTA POR TRANSPARÊNCIA E CRITÉRIOS NAS RENOVAÇÕES DE CONSESSÕES.  Saiba mais clicando em http://www.ufrgs.br/tramse/intramse/labels/Grupo%20RBS.htm 

Um caso interessante foi observar o quanto a imprensa nacional criticou a não continuidade da concessão à RCTV, da Venezuela. O que ficamos sem saber é que a RCTV, já em 1976 foi tirada do ar por três dias por veicular notícias falsas; em 1980 ficou 36 horas fora do ar por causa de sua programação sensacionalista; em 1981, foram 24 horas de penalidade por exibir cenas pornográficas em horário inadequado; em 1989, mais 24 horas fora do ar por ferir a lei ao veicular publicidade de cigarro; e em 1991, teve um de seus programas humorísticos tirado do ar pela Corte Suprema por ridicularizar as pessoas.


 

Além de todos esses problemas relacionados ao conteúdo, há ainda processos na Justiça por sonegação fiscal entre 1999 e 2003, e por veiculação dos discursos do almirante Molina Tamayo e dos generais Nestor Gonzáles e Guaicaipuro Lameda em favor do golpe militar de 11 de abril de 2002. Ambos os casos: enganar o fisco e incitar o povo a um golpe de Estado, são ações puníveis constitucionalmente em qualquer democracia do mundo. Ao mesmo tempo Hugo Chávez apenas não deu continuidade à concessão, o contrato foi honrado até o último dia, porém isso a imprensa brasileira ou desconhece ou não quer dizer.

Esse ranço, essa paçocada de notícias mal contadas, fazem parte do nosso dia-a-dia meus caros amigos, e independentemente de qual lado nós estejamos, a clareza da notícia, a verdade e a ética devem prevalecer na construção de um mundo melhor.

Se você acha que viver bem é viver enclausurado bebendo champagne num carro blindado, ou sendo livre no playground do seu condomínio fechado que mais parece uma prisão, e que, além disso, pouco se importa se o mundo lá fora padece, da natureza humana ao meio-ambiente, parabéns, você realmente é um imbecil!

Eu não concordo, essa equação simplesmente não fecha.

Lute por um mundo melhor, esta concessão é toda sua.  

Antonio Rossa 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: