Oscar Niemeyer – A vida é um sopro.

equipe04_g.jpg

Pensar o mundo nunca foi tarefa fácil, quem dirá quando se pensa e ainda se desenha a vida sobre a terra.  

O documentário Oscar Niemeyer – A vida é um sopro mostra um Niemeyer cara-a-cara com o telespectador, falando de arquitetura – é quase óbvio – e de coisas mundanas, simples, aquelas conversas que poderiam durar horas, e que ao mesmo tempo contemplam momentos históricos da vida desse carioca ilustre. 

É impossível não se admirar com tamanha lucidez, nenhuma ruga é capaz de deflagrar sua idade, seu pensamento joga a favor com uma clareza suave e uma acidez que somente bons vinhos e mentes vivas podem proporcionar. 

No documentário, de 90 minutos, Oscar discorre à respeito de seus mais importantes projetos, a linha curva, o espaço vazio, a modernidade e a vida. Aliás, a vida é um termo recorrente entre curvas e concreto armado.

Da insignificância do homem diante do universo, Niemeyer discute um mundo mais justo e igual, encontra no homem – no fim das contas – um ser bom, mesmo diante de todo este caos mundano.   

Entre pensamentos de uma franqueza desconcertante, belas imagens das mais diversas obras do arquiteto ao redor do mundo regam o documentário, que preza por uma excelente qualidade de imagens e arquivos. 

Produzido pela Santa Clara Comunicação e rodado em vídeo digital e 16mm no Brasil, na Argélia, França, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra e Portugal, A vida é um sopro é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras, e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque. 

No fim, apenas um homem, simples e eterno. 

Maiores informações: http://www.avidaeumsopro.com.br/

Assista ao Trailer:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: