Comunicação Integrada: Ele morreu e no seu enterro só chegaram e-mails

fluxo-de-informacoes.jpg

São das mazelas que o povo gosta mais, pelo menos de vê-las estampadas nas capas das revistas ou jorradas na TV.

Quando saiu uma pesquisa que indicava o Brasil como o maior “consumidor” de orkut do mundo, uma certa conduta difamatória se instaurou. Algo do tipo “eu fumo, amo o cigarro, mas condeno o vício”.

Não foram poucos os exemplos de pessoas dizendo: “Isso é coisa de países de terceiro-mundo mesmo”, ou , “Lá fora esse negócio não pegou”. Agora eu lhe chamo para uma reflexão: a comunicação é uma real necessidade do ser-humano, não é mesmo?

Pois bem, como uma real necessidade nos sentimos mais confortáveis quando esta necessidade é satisfeita, nada demais até então. Há pouco tempo atrás qual era a modalidade de comunicação mais utilizada pela população?

As visitas, as conversas nas ruas e o telefone, ainda que este último em menor grau. Nas ruas habitava um flexível e dinâmico meio de comunicação, onde as pessoas ficavam “por dentro” dos assuntos da comunidade, da cidade e até mesmo do país e fora dele.

Adicionado a este fluxo natural de comunicação, somava-se aí todo o calor de uma conversa frente a frente, ainda mais quando regada a café com leite, bolinho de chuva e chimarrão.

Num grupo maior do que três pessoas, a vez de falar era perseguida com determinação e muita vontade, gerando um desfecho de prazer e libertação quando sua idéia ou ponto de vista eram jogados neste fluxo multifacetado de informações.

Sorrisos ora de dúvida, ora de confirmação. Trejeitos e olhares, testa franzida e longos desfechos para histórias muitas vezes improváveis. Isso sem contar no improviso para se contar algumas histórias multi-repetidas.

Nas conversas em casa ou na rua nós tínhamos a oportunidade de conhecer as pessoas, sentir o cheiro, abstrair trejeitos e se sentir dentro de um grupo. Salvo exceções, estes grupos eram formados por ocasiões, não necessariamente por interesses. Talvez fosse o mesmo interesse de hoje, não sei, a diferença são os resultados, as amizades duradouras, a sensação da saudade entre corpos que se distanciavam fisicamente.

Estou há dias defronte ao meu computador, escrevendo, desenhando, planejando e falando com diversas pessoas da minha lista de msn. Outra parte dos meus contatos, incluindo os do msn, estão no meu orkut.

 

Sim, eu tenho um orkut, exatamente aquela ferramenta que muitos dizem ser uma vitrine descarada de possibilidades ilusórias.

Tudo bem, eu sei, nos “orkuts” da vida todo mundo lê Fernando Pessoa, ouve Chico Buarque e gosta de pessoas inteligentes.

Fora este fato crucial, eu lhe pergunto, como vamos satisfazer nossa real necessidade de comunicação? Comunicar-se é apenas emitir uma palavra até que esta alcance o seu receptor? Ou será a comunicação um amplo espectro de possibilidades, sons, cheiros, tato, mente e coração.

Enquanto encho minha agenda de compromissos, perco espaço na minha vida e alimento a minha ansiedade de alcançar coisas que eu nem mesmo consigo precisar.

Por via das dúvidas, como estou aqui sozinho no meu escritório conversando com o mundo, ainda prefiro poder contar com o meu companheiro orkut, já que sair pelas ruas cantarolando pode ser visto como uma cínica felicidade, sentar numa praça pode gerar o fato de eu perder minha carteira (ou até mesmo minha vida) para um assaltante de ocasião.

Nossas praças estão descuidadas, nossas ruas perigosas e nossa sociedade doente. Até mesmo naquele espaço chamado Shopping-Center, onde alguma chance de interação poderia acontecer, os laptops estão sobre as mesas com rostos pálidos contanto suas vidas nos binários 0 e 1, até o dia em que alguém morrer e no seu enterro só chegarem e-mails.

 

Comunicação Integrada também envolve pessoas, você sabia disso?

Pense nisso, Antonio Rossa

Leave a Reply

