Atenção! Têm novos pecados na praça.

caravaggio.jpg

Atenção pecadores! Pra quem vem trabalhando duramente na intenção de redimir seus pecados aqui mesmo na terra, talvez vocês tenham que estender um pouco mais suas próprias redenções mundanas.

A questão é que o Vaticano, nas palavras do arcebispo Gianfranco Girotti, divulgou a lista com os novos pecados modernos. Bioética, narcotráfico, injustiças sociais, enriquecimento extremo e destruição ambiental formam a lista dos novos pecados sociais.

Segundo Girotti, “Dentro da bioética há áreas onde devemos absolutamente denunciar algumas violações dos direitos fundamentais da natureza humana, por meio de experiências e da manipulação genética, cujos resultados são difíceis de prever e controlar” (Fonte: Último Segundo).

Nestes novos tempos as questões religiosas, se não vêm perdendo espaço, pelo menos as migrações entre a religião clássica e as novas religiões ocorre de maneira bastante rápida, e somente isso já alerta mudanças de concepção.

Sem critérios claros em relação a “busca” almejada nestas “transações”, o fato é que a “fé religiosa” pouco a pouco vem sendo transformada na “fé econômica”, onde o critério “saldo” passa a ser tão ou mais importante do que “redenção”, por exemplo.

As “novas igrejas”, algumas delas agora denominadas Shopping-Centers ou Trends, facilitam sua entrada “ao céu”, seja em prestações leves, seja no produto feito “especialmente e com muito carinho” pra você.

Ao mesmo tempo vemos o fim das tristezas genuínas, hoje dor virou caso clínico, na maioria destes casos passível de drogas e tratamento. Qual o sub-produto da Alegria-Prozac? Quem são essas novas personalidades?

É preciso compreender que aquilo que levava “o fiel” a procurar um Deus, desesperadamente, hoje não mais parece coerente ou perfeitamente aplicável. O conforto moderno, em alguns casos, deforma a fé, pelo menos aquela antiga fé. Quais são os seus medos e como você pode minimizá-los ou até mesmo evitá-los? Depois de resolvido este medo, como você pode reinventá-los, pois alguém produzirá um novo medo?! Mr. Bush?  A salvação virá por qual caminho, pensamento, confissão ou drágeas?

Qual você tem escolhido ultimamente?

A tática capitalista moderna vem imprimindo uma espécie de “fé flutuante”, nem tão esmagadora quanto uma crise existencial, nem tão leve quanto às prestações que ela lhe propõe. Parece-me uma fé construída sobre um “Deus-você”, nem tão arbitrariamente-livre na escolha, nem tão preso que não possa acreditar nessa tal própria escolha.

Aprendi que Deus gera conforto, mas a Loja X também me promete conforto, entregue na minha casa em até 48 horas. Sempre me falaram que Deus gera felicidade – talvez sua busca – o setor de marketing da Incorporadora Y indica o caminho da felicidade, com três quartos e duas suítes, pagos em até 120 meses. Já os Seguros do Banco Z me garante suporte 24h.

Pois bem, qual senhor procurar?

Sabendo que o termo RELIGIÃO deriva do termo latino “Re-Ligare”, que significa “religação” com o divino, de que maneira estamos fazendo tal religação? Utilizando-nos de atos ou aparelhos simples?

Talvez nossa distorção perante o que é divino e o que é “divinamente desejado” esteja criando novos suportes, sem sabermos claramente  qual a dose certa (alguém sugere uma dose?), onde a base está sendo construída sob obsolescências programadas e falsos-deuses, onipresentes em nossas casas via aparelhos eletrônicos, crediário fácil e promessas de felicidade.

A questão é que o suporte às vezes falha e o sofá pode apresentar defeitos, o carro quebra e o socorro demora pra chegar. A luz foi cortada, agora só amanhã de manhã.

Aí então você clama por sorte, chama alguém e ninguém responde, e diante da morte você diz: Ai Meu Deus!

 

 

Sobre “Caravaggio” acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio

A obra acima: Caravaggio. Flagellation of Christ. c.1606-1607. Oil on canvas. Musée des Beaux-Arts, Rouen, France

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: