Novo disco do “The Raconteurs” já está na web! TransBlog já gastou a obra!

the-raconteurs.jpg 

 

Quando o assunto é marketing a gente sempre duvida, até mesmo quem trabalha com o próprio.

 

Na história recente da música pop, alguns belos fatos (ou seria uma pura jogada de marketing?) balançaram a maneira como a gente pensa e recebe o lançamento de um disco, aliás, ainda se chama disco? Seja na universalização do formato mp3 até a recente reviravolta mercadológica provocada pela banda inglesa Radiohead (que disponibilizou as faixas de graça na net, em qualidade pior, haja vista!), a forma como recebemos este produto chamado música difere e muito das épocas do vinil, por exemplo. 

 O que era quase um ritual religioso – abrir o disco, levá-lo ao toca-discos, esmiuçar a arte da capa e contracapa, ler o encarte e decorar todas as letras – hoje mais parece um movimento letárgico, quase uma comédia em slow-motion. 

Atualmente a música é consumida na velocidade em que você leva para mascar um chiclete, há quem ouça um “disco inteiro” antes do açúcar acabar.

 

 

the-raconteurs02.jpg

 

O “The Raconteurs” anunciou que tinha um “disco inteiro” pronto pra ser lançado na semana passada, e já promete seu lançamento oficial para amanhã, dia 25/03, ou seja, velocidade na ação e uma “popularização”, já que o disco não chegará primeiramente para as rádios, TV, jornais e revistas, como sempre foi.  

“Disco inteiro” é outra palavra quem merece aspas, muitas aspas, já que doze, treze, quinze faixas não significam absolutamente nada diante de aparelhos que suportam 30 mil delas, ou mais. Eis que nessa avalanche de novos sons, baixei “Consolers Of The Lonely”, o tão esperado novo disco do “The Raconteurs”.

Quando se trata de Jack Black, é sempre interessante ver e ouvir o que o sujeito aprontou musicalmente nos últimos tempos, ainda mais registrado. Nem que seja um jingle para a Coca-Cola. 

Está aí algo que ainda funciona bem, pelo menos para o mercado: A ESPERA! A ESPECTATIVA! 

No caso de Jack White, pelo menos até então, nunca me deixei sucumbir pela espera do “novo”, aperto o play e não quero nem saber onde isso irá chegar, passado, futuro, essas coisas. Quero tanto me surpreender com “novidades” quanto sacar aqueles “silêncios” que precedem os furiosos solos de Jack, exatamente como sempre foi.

A poeria em cima do Hammond B3 sempre será charme, jamais sujeira. Sim, o que é bom não necessariamente precisa mudar, talvez apenas amadurecer.

Pois bem, lá estão aqueles furiosos solos que ainda emocionam, linhas de vozes dobradas, pianos, batidas na contramão que entram sem avisar e ruídos, bons ruídos. Sim, tem sopros e linhas country também! 

Algumas coisas realmente não precisam mudar tanto assim, para continuarem a crescer! “Consolers Of The Lonely”, se não muda a história da música, funciona muito bem. 

Em breve você irá conferir aqui no TransBlog o primeiro videoclipe do novo álbum, será o single “Salute Your Solution”.

Somado ao primeiro e espetacular “Broken Boy Soldiers”, você terá 24 excelentes faixas para somar as outras 29.976 do seu mp3.  

Permito-me destacar 5, das 14 músicas do álbum: Carolina Drama, Salute of Solutions, Consolers Of The Lonely, Attention e Rich Kid Blues. 

Certamente amanhã serão outras! 

Bom som e um abraço, Antonio Rossa   

One Response to “Novo disco do “The Raconteurs” já está na web! TransBlog já gastou a obra!”

  1. lalirica Says:

    Cara, o Jack Black é o ator de “Escola do Rock” e outras comédias.
    O músico em questào é Jack White dos “White” Stripes”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: