Blindness – O novo desafio de Fernando Meirelles.

 

Se alguns dos motivos que lhe levam a assistir a um filme sem muitos pré-conceitos são elenco, diretor e roteiro, eis que você verá este filme sem muitas objeções.

 

No elenco temos Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover, Gael Garcia Bernal, entre outros.

 

Acontece que estamos diante de José Saramago, o escritor português (prêmio Nobel de Literatura em 1999) mais famoso desde Fernando Pessoa. Levando em consideração que cada livro seu daria pelos menos “cinco filmes”, no mínimo, o buraco neste caso pode ser mais embaixo. Não pela complexidade da obra em si, mas pelas escolhas que o diretor fará ou não fará.

 

O próprio Saramago já disse em entrevista que já recusou inúmeras propostas de adaptação de suas obras para o cinema.

 

  “Ensaio Sobre a Cegueira”, que baseia o longa Blindness e que conta com a direção de Fernando Meirelles, o mesmo de Cidade de Deus; é um livro denso, cada página interminável parece consumir o leitor diante de palavras supra-repetidas. Parece haver ali a intenção de deixar a vista do leitor nebulosa (trata-se de uma história sobre uma epidemia de cegueira, sem motivo aparente e sem cura, onde somente uma pessoa consegue enxergar).

 

É um livro quase torturante e que contrasta o ser-humano e sua cólera, a inversão de valores, os desejos mais primitivos diante de uma cegueira branca.

 

Na trama de Saramago, existem vários filmes, e aí então uma questão parece querer saltar: Qual ou quais destes filmes Meirelles resolveu filmar?

 

Será um filme de violência, sexo ou redenção? O quanto disso não é risco calculado? Teremos um filme à altura da inquietação de Saramago?

 

Bom, agora é esperar Setembro, mês previsto para o lançamento do filme aqui no Brasil. Blindness ainda conta com a trilha sonora do grupo mineiro Uakti, que já esteve no Trânsito Musical. 

 

E você? Diante da nossa realidade, o quanto você ainda consegue enxergar?

 

 

Um abraço, Antonio Rossa

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: