Fotografia é luz, o resto é comércio.

 

Com a “democratização” de algumas novas tecnologias, certas facilidades foram incorporadas no nosso cotidiano. Come-se mais rápido, compra-se com mais facilidade, engana-se com menos culpa. O “descartável” tem um lado bom também, às vezes jogamos nossas culpas fora junto com ele (espera-se que no lixo).

 

Com o audiovisual e a fotografia não é diferente, os preços diminuíram e hoje se adquiri “bons equipamentos” a preços relativamente módicos.

 

O maior erro que um aspirante a profissional pode cometer é colocar literalmente o carro na frente dos bois, isto é, a máquina sendo mais importante que a sensibilidade e o olhar.

 

Por mais que a tecnologia facilite e crie os “profissionais da semana”, o olhar e a sensibilidade permanecem norteando os trabalhos que causam efeitos. 

 

É claro, um bom equipamento facilita as coisas, fornece mais elementos com mais praticidade, é um fato, eu concordo. Porém, o verdadeiro olhar e a sensibilidade decidem a maneira como você irá utilizar todo o arsenal de ferramentas que hoje se encontra a nossa disposição. 

 

Não é necessariamente uma verdade afirmar que se os preços das tintas diminuírem nós teremos mais pintores de alta qualidade. Isso pode ajudar, mas não define claramente.

 

Tanto a fotografia quanto o audiovisual necessitam de espíritos críticos, almas capazes de enxergar o que nem todo mundo vê e que ajudem a tornar claro algo que talvez nunca pudesse ser visto. A estupidez, apesar de cotidiana e parcelada em 24x, não deve ser o norte da arte, nem das nossas vidas.

 

Fotografia é luz, o resto é comércio.

 

Um abraço, Antonio Rossa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: