A morte de uma dama especial.

 

Muito freqüentemente se noticia os escândalos adolescentes de falsas heroínas que se embriagam pelo excesso daquilo que todos almejam, e que muitas vezes são desprovidas daquilo que realmente necessitam. É comum ver suas vidas estampadas em jornais, revistas, blogs e web sites, como se fossem exemplos a serem seguidos, até o próximo shopping-center, que fique bem claro.

 

Hoje no Brasil perdemos uma dama, e não apenas uma ex-primeira-dama presidencial, mas alguém que lutou e acreditou nas mudanças fundamentais para o Brasil e para o povo brasileiro.

 

A antropóloga Ruth Correa Leite Cardoso – esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso – faleceu no dia de hoje em São Paulo, aos 77 anos, deixando um profundo vazio que claramente será confortado pela esplêndida carreira acadêmica, pública e social, e pelas obras fundamentais que ela instaurou em nosso País.

Como citou o jornal Folha de São Paulo: “Entre seus cargos de destaque, presidiu o conselho assessor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre Mulher e Desenvolvimento, foi membro da junta diretiva da UN Foundation e da Comissão da OIT (Organização Internacional do Trabalho) sobre as Dimensões Sociais da Globalização e da Comissão sobre a Globalização. Tornou-se uma das das principais referências sobre antropologia no país, tendo escrito diversos livros sobre temas relacionados, como juventude, violência e cidadania”.

Em nome da Transitoriamente digo que os bons exemplos deixados por dona Ruth não dormirão em nossos corações, mas serão sim referências práticas e teóricas de um mundo mais justo, belo e possível.

Antonio Rossa  

  

 

 A sociedade brasileira hoje não espera tudo do Estado. Toma a iniciativa, inova e experimenta. Parcerias entre múltiplos atores ampliam a eficiência e a sustentabilidade das ações sociais. O desenvolvimento do Brasil passa pelo investimento em capital humano e em capital social”.

Ruth Cardoso
Fundadora da Comunitas

Site “Comunidade Solidária”: http://www.comunitas.org.br/

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: