“El Divino” ignora músicos locais em Florianópolis!

Marcos Prado
   

 

Foto: Marcos Prado

No último sábado (05.07), Florianópolis viu mais uma vez seus artistas locais serem desrespeitados e colocados em segundo plano. A festa foi realizada no El Divino de Jurerê, em Florianópolis, e comemorou os 8 anos do programa Patrola, da RBS TV.

Quatro bandas do Clube da Luta (Reunião de bandas e músicos locais) Aerocirco, Samambaia, Tijuquera e Maltines abririam a noite para os gaúchos da Fresno.

Conversei com Jean Mafra e a novidade me pareceu história antiga e comum. As casas aqui da Ilha, nos seus arroubos prepotentes e descabidos, geralmente tratam os artistas locais com certa rejeição e desdém. Muitas vezes contratam músicos e dj´s (de qualidade discutível e cachês caros) apenas porque fulano ou sicrano trazem a bandeira de qualquer país ou estado fora deste.

 

Continuo acreditando que o artista deve ser maior, muito maior, que tais situações. O artista, na maioria das vezes, não deve escolher onde tocar, deve ir, lançar-se em missão mesmo que o caminho pareça árduo ou confuso.

 

A singular canção de Milton Nascimento diz uma verdade que perdura até hoje: “Todo artista tem de ir aonde o povo está”.

 

Isso não quer dizer que o artista aceitará imposições e devaneios obscuros apenas porque o “artista principal” da noite não rendeu a “bufunfa” esperada. Tudo bem, a festa era óbvia, a “banda principal” era óbvia e só as bandas do Clube não o eram. Resultado: pegaram o “diferente” pra Cristo.

 

Primeiro a ajuda de custo foi cortada, depois alterações no palco mudaram toda a expectativa do que seria o espetáculo. O argumento? Segundo consta o dono da casa não conhecia o Clube da Luta nem as bandas. Mal informado e ainda por cima, o pior, mal educado.

 

Moral da história, Aerocirco não subiu no palco, Tijuquera fez um show “pela metade”, Samambaia fez mais “auê” do que a Fresno e a Maltines tocou normalmente. 

 

Santa paciência!

Antonio Rossa

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: