Uma noite e tanto: O retorno do Gubas & Os Possíveis Budas + Andrey & A Baba + Maltines.

 

O Clube da Luta vem promovendo noites muitos interessantes nessas últimas semanas, mostrando que os tempos áureos (debaixo da ponte Hercílio Luz) não ficaram apenas na memória de quem lá esteve.

 

Há poucas semanas atrás, o Clube, que antes já tinha recebido os peladões do Da Caverna, teve a sua lotação máxima, com gente “saindo pelo ladrão”. Tinha muita gente mesmo, porém o clima foi de tranqüilidade e celebração. Pessoas inteligentes conhecem as artimanhas do bom convívio.

 

Nesta última sexta foi a vez “do retorno” do Gubas & Os Possíves Budas, e mais os shows de Andrey & Baba e Maltines. Andrey destilou toda a sua poesia sob as bases de um rock´n´roll pulsante. É sempre muito legal poder ouvir e trocar idéias com um dos nossos grandes poetas locais.

 

A Maltines fechou a noite com um show, digamos assim, confuso. Estranhamente estava muito difícil ouvir a voz da vocalista Ligia, e eu não estou dizendo que os microfones estavam baixos. Até certo ponto é compreensível certas estranhezas, já que a banda está passando por um momento de reformulação. Confesso que estranhei. 

 

Em verdade, muita gente estava lá para ver o “retorno” aos palcos do Gubas & Os Possíveis Budas.

 

Rolou um certo nervosismo e uma série de especulações por conta de como seria o futuro da banda. Quem entra? Quem sai? Quando voltam? Será que eles voltam?

 

O fato é que o grupo, depois de um show “male mal” na Lagoa durante o último Festival de Outono, mostrou os motivos pelos quais o Gubas é considerado uma das melhores bandas de SC na atualidade.

 

Foi mais um daqueles espetáculos “quebra queixo”, de alta performance. A banda já não é aquela mesma, e em alguns quesitos, talvez esteja até melhor. O funk quase “orquestral” da primeira fase do grupo deu lugar a um “funk-rock” mais solto, menos engessado.

 

Os instrumentos estão mais explícitos, mais “na cara”, e os músicos me pareceram mais livres no palco. Ponto positivo.

 

O público, até um pouco mais que a metade do show, permaneceu relativamente parado, ainda sob a paralisia do “efeito surpresa”. 

 

É claro que o charme e o talento da cantora Tháta e a pegada do habilidoso baterista Maurício Alves são preciosidades para qualquer grupo. Porém, é preciso admitir que Gustavo Barreto conta ainda com alguns dos mais habilidosos músicos dessa nova safra catarinense, Diego Carqueja (Teclados) e Marco “Nego” Aurélio (Baixo).

 

A maior surpresa da noite foi o novo baterista, o ex-percussionista do próprio grupo, André FM, que fez um verdadeiro show à parte. Com uma pegada muito particular, o baterista mostrou que em se tratando de tambores é só chamar o cara que o negócio acontece, e muito bem. Como percussionista a gente já sabia do talento do cara, como habilidoso baterista foi uma grata surpresa.

 

Até os “pequenos deslizes” da estréia deram um charme à nova vibe do grupo.

 

Pra quem não sabe, André FM foi o percussionista dos primeiros dois anos do Gubas & Os Possíveis Budas. Sei que tem muita gente torcendo pra que o cara fique no grupo em definitivo (por mérito), inclusive este que vos escreve.

 

Os novos arranjos de metais deram uma tonalidade mais setentista ao som, num contraponto formidável com a pegada moderna do quarteto. A guitarra de Gustavo Barreto, que na formação antiga funcionava quase que como uma guia harmônica, agora ficou mais evidente, dando um tom mais rock´n´roll ao grupo.

 

Barreto ainda mandou ver na performance, não deixou barato, e arrancou aplausos.

 

Como a Fênix que ressurge das cinzas, Gubas & Os Possíveis Budas voltou, e está ainda melhor.

 

Um abraço, Antonio Rossa

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: