Lançamento: Aerocirco Ao Vivo na Célula.

 

      

Neste próximo sábado, dia 06 de setembro, a banda catarinense Aerocirco lançará o seu primeiro álbum ao vivo da carreira. Há alguns meses atrás a banda lotou a Célula, em Florianópolis, e registrou o show que agora você poderá conferir onde quer que você esteja.

 

     Inclusive já é possível acessar www.aerocirco.com.br e ouvir as canções.

 

     Por conta deste lançamento o guitarrista Maurício Peixoto respondeu algumas perguntas para o Transitoriamente. Confira!

  

     Qual é a idéia desse disco? O que vocês pretendem com um disco ao vivo nesse momento da carreira?

 

O Aerocirco já tem uma estrada, com 3 discos lançados. Apesar disso, muitas pessoas estão conhecendo a banda só agora, então esse disco serve como um cartão de visitas. Ao mesmo tempo, a gente queria passar pra um disco o que é o show do Aerocirco, que é algo que a gente acha muito bacana. Como a gente tem uma certa facilidade pra gravar, por ter um estúdio próprio e tal, achamos que era uma boa hora pra fazer esse apanhado geral da carreira, de mostrar um lado da banda um pouco  diferente do que está no disco Liquidificador.

 

Esse disco sairá fisicamente ou será lançado apenas de forma virtual? Como será o lançamento?

 

Inicialmente, ele será apenas virtual. Estamos apostando numa forma de distribuição que ainda não havíamos trabalhado, tentando aparar as arestas desse novo mercado, pra que seja mais proveitoso pra banda. Como as pessoas têm que se cadastrar pra baixar o disco, conseguimos montar uma base de dados que anteriormente ficava na mão dos “myspace” e “tramavirtual” da vida. A gente não tinha acesso a quem baixava nossas músicas. Com essa nova forma, poderemos saber quem é nosso público e ter contato com ele. Além disso, vamos comercializar players de MP3, MP4 e MP5 personalizados do disco, sob encomenda, que seria a forma “física” do álbum.

 

O Aerocirco tem conquistado um público jovem, fiel e muito animado. O foco de vocês é o público jovem ou é um mero acaso?

 

Não diria que é mero acaso. Mas também não fazemos música pensando em público A ou B. O que acho que acontece é que a música do Aerocirco se aproxima um pouco do rock feito neste século. Dá pra ouvir pitada de Strokes, Kings of Leon, Franz Ferdinand nas músicas, então acho que fica mais fácil pro público mais jovem se identificar com as músicas. Na verdade acho que é uma feliz coincidência.

 

Como vocês planejam a carreira da banda? Até onde é arte e até onde é negócio?

 

Estamos sempre tentando deixar a banda em movimento, pra que ela seja falada e ouvida. Na nossa visão, o artista independente tem que estar sempre inventando coisas novas, se atualizando, porque a gente não deve nada pra ninguém. Se alguém pode testar novos meios, somos nós. Então o planejamento é mais nesse sentido: o que vamos fazer agora? O que estão fazendo de novo? Como podemos dar um passo na frente de que está sendo feito? Estamos sempre com algum projeto em andamento. Para o Aerocirco a divisão é fácil: é arte enquanto estamos criando as músicas, ensaiando pros shows, tocando. E vira negócio quando tratamos da divulgação, dos lançamentos, da distribuição, do planejamento. É tentar fazer da arte um negócio viável, sem se corromper.

 

Vocês estão contentes com a música, tem valido a pena ralar por essa causa?

 

Essa resposta é clichê, mas não tem como ser diferente: a gente faz isso porque ama a música. É simples assim. Todo o resto vem por causa disso. É tentar fazer nossas vidas girar em torno do que a gente gosta, que é tocar. Então enquanto pudermos fazer músicas novas, fazer shows, gravar discos, vamos estar contentes. Se as pessoas se identificarem com isso, vamos ficar mais contentes ainda. Acho que esse disco ao vivo é a prova de que tem valido a pena. É só ouvir a galera cantando as músicas pra termos certeza disso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: