Metallica e a mágica de Rick Rubin.

 

O produtor musical Rick Rubin de fato é um mestre em desenrolar bandas que decidiram-se pelo sucesso comercial, amargam o ócio do sucesso, ou querem apenas seguir novos caminhos. É uma espécie de psicólogo de grandes bandas, que parecem procurar nas idéias de Rick algum sentido fora da (in) cômoda preguiça pós-estrelato.

 

Pra quem não sabe Rick já produziu Red Hot Chili Peppers (o fantástico Blood Sugar Sexy Magic e a grande maioria dos discos da banda) System of Down, Beastie Boys, foi um dos grandes responsáveis pelo mega sucesso mundial do último álbum do Linkin Park e agora promete outro estouro com o mais novo disco do Metallica, Death Magnetic.

 

Relata-se que Rick é visto no meio artístico como uma espécie de guru, isto é, ele não fica literalmente mexendo em botões no estúdio e suas conversas se parecem mais com premonições. Talvez ele seja igual a você, apenas com alguns pontos de vista diferentes e uma senhora barba. A tacada do mestre é apontar os caminhos que a banda deve seguir, vindo geralmente com idéias “fora da casa”, mas que causam efeitos e fazem a diferença.

O mago produtor Rick Rubin

O mago produtor Rick Rubin

 

 

Diversas fontes mundiais divulgaram a mensagem de Rick para o Metallica, durante as gravações do último disco: Eu disse, imaginem que vocês não são o Metallica”, relembra Rubin. “Vocês não tem nenhum sucesso para tocar, e vocês precisam vir com material para tocar na guerra de bandas. Como vocês soam?”

 

Pelo primeiro single desse novo trabalho “The Day That Never Comes”, é possível notar claramente uma brusca mudança na direção musical não só para os padrões de música os quais o Metallica está inserido, mas para novas concepções mundiais de produção.

 

Enquanto a maioria diz “vamos fazer músicas mais simples de 2 minutos, pois os tempos são outros”, eis que surge Rick para apontar músicas mais longas, cheias de nuances, como um possível novo caminho.

 

Até aí nada de tão anormal, o ponto é que Rick parece entender com clareza a hora certa de estar com as pessoas certas. Olho vivo e faro fino.

 

É interessante observar a mudança dos tempos bem a sua frente. A realidade até certo ponto mostra o quanto os novos tempos podem absorver conceitos dispares, sem que nenhum deixe de existir. Qual é a tendência? Quem hoje cria as tendências e por quanto tempo? Eu verdadeiramente não sei.

 

No último álbum de estúdio do Red Hot Chili Peppers, o duplo Stadium Arcadium, e agora com esse lançamento, Rick parece abrir o quarteto norte-americano para novas fronteiras da música, sem que com isso a banda tenha perdido a sua alma. Metallica está ali, inteiramente ali, mas alguns passos adiante.

 

A banda, que num passado recente precisou reabilitar alguns de seus integrantes que não estavam lá muito bem das idéias, tenta mostrar que depois do mergulho profundo o retorno a tona pode surpreender quem não acredita na mudança.

 

Parece que o Metallica jogou todas as suas cartas na mesa, com particular elegância. Longas linhas instrumentais recheiam o disco, onde os vocais parecem aguardar a sua hora de soltar o verbo com força.

 

Músicas mais longas geram vídeos mais longos. O novo videoclipe se abraça com o curta-metragem de uma maneira interessante, pois apesar de ser uma música longa e “dividida”, é apenas uma música. Há um sabor de uma, digamos assim, “ópera-rock” para rádios. Está ali também Unforgiven III, dando continuidade ao sucesso dos anos 90. 

 

Em Death Magnetic, o disco, uma canção é a junção de diversos temas, montando uma espécie de “longa metragem” da música (eu não estou falando do clipe). Soou novo e a direção do filme você é quem decidirá.

 

O melhor de tudo é que esse primeiro single, com quase 8 minutos de duração, caiu como uma luva. Gostei e recomendo,

 

Bom som e um abraço, Antonio Rossa

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: