“Sistema de Animação” já tem data de lançamento.

Assistindo ao teaser de “Sistema de Animação”, Documentário Longa-Metragem de Guilherme Ledoux e Alan Langdon, já é possível ver e sentir o talento de um dos grandes músicos de SC e do Brasil, o grandioso Toucinho. Sem dúvidas Toucinho é um dos grandes tesouros da nossa cultura, mas que como outros tantos gênios “underground”, corria o fatal  risco do esquecimento.

 

Sem história o futuro desaparece, ficamos presos no imediatismo agoniado da ausência de referências. Não podemos aceitar correr esse risco sem antes exigir que a nossa arte usufrua de um espaço de direito, a sua própria condição de “fotógrafa do futuro, um filme do passado”. Uma cultura esquecida abre amplas portas para distorções levianas e superficias. 

Um ponto muito importante a ser levantado é que este documentário foi realizado totalmente de forma independente, sem nenhum apoio financeiro.  

 

 

Neste momento pré-eleições, fique muito atento, pois uma das obrigações de qualquer governo é apoiar a cultura e a identidade cultural de um estado, o que vem ocorrendo de maneira muito tímida aqui em SC.

Basta você dar uma olhada no CIC, o dito Centro Integrado de Cultura da capital catarinense. Um lugar escuro, praticamente abandonado, que já não é centro e nem integra. Um descaso social inadmissível, um crime contra o direito do cidadão ao acesso à cultura.    

 

O fato dos Governos terem a obrigação de apoiar a cultura e frequentemente pouco realizarem nesse campo, não quer dizer que ela não esteja sendo feita, registrada e analisada. Muito pelo contrário, o meio independente hoje não só pensa como faz, não apenas idealiza como também realiza. 

 

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto, por estarem contribuindo decisivamente para que a nossa história seja vista e quiçá compreendida no futuro, para que estes talentos não se percam no esquecimento fútil de cabeças preguiçosas sentadas no sofá da sala de estar.

Um abraço, Antonio Rossa

O Documentário Sistema de Animação será lançado dia 06 de outubro, às 20h no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho). Acesse www.sistemadeanimacão.com.br

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: