Obama: o fim da velha forma de pensar?

obama-site

 

Um dos grandes méritos do partido democrata norte-americano, que ajudou Barack Obama a alcançar a vitória nas eleições presidenciais dos EUA, foi ter usado as novas mídias com muita inteligência.

 

Websites, blogs, Youtube, Flickr, vídeos no celular, foram algumas das ferramentas utilizadas por Barack Obama a fim de colocar suas idéias e propostas mais próximas da população. Uma criança de 5 anos pensaria nisso, não? Bush e os Republicanos provavelmente não pareciam dispostos, pelo menos não tão explícitos!

 

Outro ponto muito interessante foi a drástica mudança em relação à conservadora pompa da grande maioria dos candidatos a presidência ao redor do mundo, isto é, Obama fez questão de controlar parte do material que a mídia global recebe, mostrando-se um candidato “simples”, no conforto do seu lar, por exemplo.

 

 

O Governo Brasileiro também tem um site http://www.brasil.gov.br/, você sabia? Não é um site tão atrativo como o de Obama, mas contêm informações interessantes. O site é divulgado? Eu não lembro de ter visto algo.

 

Voltando aos EUA, não dá para negar que os últimos 10 anos foram predominantemente dominados pela arrogância, a prepotência e o medo incutido na cabeça da população mundial, em grande parte advindas do desastroso governo Bush.

 

Foto tirada do Flickr de Obama.

Foto tirada do Flickr de Obama.

 

Vivemos um mundo da velocidade, da brutalidade e da impaciência. Todos querem tudo, a todo custo, a todo hora. Todos querem o que nem sempre precisam e facilmente se esquecem do fundamental.

 

A família tornou-se uma estratégia de consumo, as crianças vítimas de uma indústria poderosa e dominadora, as amizades parecem se moldar diretamente aos interesses, e assim o acaso vai perdendo espaço para a frieza da lógica.

 

Inevitavelmente uma crise vem se expandindo, mostrando suas afiadas garras contra até mesmo aqueles que se julgavam maiores, sobre-humanos, super-heróis. Wall Street, por exemplo, vem acumulando uma enxurrada de demissões.  

 

Como é que aquele gênio vai suportar o pé na bunda? E mais, por que aquele gênio não percebeu os efeitos nocivos do crédito fácil? Talvez meramente devido ao fato deste sujeito mal conhecer o resto do mundo, suas capacidades produtivas, suas cadeias reais de inovação e desenvolvimento.

 

É provável que este sujeito tenha feito muito pouca coisa além de ler e analisar números. É um fato e eu acredito, os números não mentem, mas as pessoas sim.

 

Espero que Obama aflore verdadeiramente como um novo líder mundial, não pelo seu poderio militar, mas sim pelo seu exército de paz. Não teremos um novo Messias, somente alguém que fará o que muitos já sabem que precisa ser feito, e há muito tempo.

 

Agora resta saber, e quando a superexposição virar-se contra?

 

Um abraço, Antonio Rossa 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: