HOJE! 50 anos da Motown, em Florianópolis

 

 

motownn 

Apesar dele ainda existir e massacrar muitas relações mundo a fora, o preconceito, e neste caso na música negra, foi “revisto” quando o selo Motown surgiu na década de 60 em Detroit, nos EUA, ao lançar alguns dos nomes mais emblemáticos da história da música.

A gravadora, fundada por Berry Gordy há 50 anos atrás, lançou estrelas do porte de Michael Jackson, Marvin Gaye, Stevie Wonder e a ex-secretária da própria Motown Diana Ross.motown-50

 

Uma história que começou na garagem da casa de Gordy, de maneira “tímida” e se transformou num sucesso de milhões de dólares, sendo que eles colocaram cerca de 200 músicas no topo das listas norte-americanas.

 

Atualmente, a Motown Records é uma subsidiária do Universal Music Group/BBC Brasil, que está inclusive lançou há pouco o CD triplo “Motown 50”, em comemoração a esta data.

 

Para comemorar os 50 anos do nascimento da gravadora, acontece hoje a noite (22.04) um lero-lero muito bacana com os jornalistas Pedro Leite e Marcos Espíndola, às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi, em Florianópolis.

 

A parte musical ficará por conta da Sociedade Soul (ouça aqui), banda catarinense que traz entre suas fontes de inspiração diversos artistas da gravadora.

 

É engraçado que enquanto a indústria automobilística de Detroit parece estar indo à bancarrota, a música da Motown soa cada vez mais vida, cada vez mais atual. A arte não pára, os carros às vezes sim. 

 

Vale lembrar que a entrada do evento é gratuita.

 

Bom som e um abraço, Antonio Rossa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: