À Luz de Schwanke

Luiz Henrique Schwanke

Ontem a noite tive a alegria e o privilégio de assistir ao documentário “À Luz de Schwanke”, sobre a obra do artista joinvilense Luiz Henrique Schwanke e que contou com a direção de Ivaldo Brasil Jr e Maurício Venturi.

O canal TV Floripa (20) transmitiu esse excelente documento audiovisual sobre um dos artistas mais importantes da história de SC.

O “DOC” teve a bela narração de Franzoi, artista joinvilense, e trilha sonora de Jorge Gomez, baixista do Quarteto Nota Jazz, ex-integrante do Phunky Buddha e Landau 76.

Sensível, motivador e emocionante. Levantei-me do sofá mais sóbrio, como se o ar estivesse acordado em meus pulmões. Da influência do italiano Caravaggio, que sempre motivou minhas curiosidades artísticas, ao uso extremo da luz, fiquei fascinado pela obra deste artista que até então só me vinha em mente pelo nome e nada mais.

Não culpei meu disparate, minha desinformação, ao contrário, fiz luz de minha descoberta, que até pode parecer fora de hora (não creio que seria ou será), mas que foi elucidada pela luz sublime da obra de Schwanke.

Vi ali, na minha frente, uma das razões fundamentais para se fazer um documentário. Poder despertar no futuro uma grande história do passado. Mostrar aquilo que o tempo poderia ter esquecido. Ali o tempo se desfez, tornou-se único e fundamentalmente presente.

Foi o suficiente para me deixar feliz e orgulhoso de termos aqui um artista tão singular e expressivo. Fez-me bem e eu acordei mais uma vez para minha arte.

Estávamos eu e Schwanke a conversar…

Um abraço, Antonio Rossa

*Fotografia de Paulo de Araújo

Leave a Reply

