Serjão Loroza, você costuma andar de ônibus em Floripa?

Quem é da região da Grande Florianópolis já deve ter assistido aos VT´s comerciais que estão sendo veiculados na TV aberta, e que trazem o ator global Serjão Loroza tecendo elogios ao transporte público da capital catarinense, além de comentar alguns poucos dados.

Tudo bem, eles podem não ser mentirosos no conjunto da informação repassada, mas escondem uma verdade de forma milimetricamente maquiada, e com aqueles trejeitos típicos de propaganda política. Infelizmente isso ainda parece funcionar.

Se houve alguns efeitos positivos em relação ao sistema de transporte público da capital nos últimos tempos, isso em grande parte se deve a ação do Movimento Passe-Livre, que nos últimos anos teve a coordenação do ativista e estudante Lucas de Oliveira, e que levou milhares de pessoas às ruas da cidade. 

Nós aqui em casa possuímos apenas um automóvel, inclusive no ano passado nosso carro foi roubado no bairro Santa Mônica, em pleno dia de semana, por volta das 19h.

Além do descaso da polícia em relação ao caso, que muito pouco nos auxiliou, começamos a utilizar o transporte público da cidade, o que se estendeu por cerca de 2 meses. Já morei na Europa, já morei em Curitiba, e em todos esses casos utilizei os serviços de transporte público locais.

O mínimo que um transporte PÚBLICO (operado por empresas privadas) precisa oferecer é pontualidade e tarifas decentes. Depois disso espera-se veículos em bom estado de conservação, para não dizer novos e semi-novos. Apenas não encho a boca para pedir veículos novos, pois reconheço que têm muitos hospitais, postos de saúde e escolas que também precisam de equipamentos, materiais e espaço. Então, isso precisa ser discutido para saber quem tem prioridade e o que precisa ser feito com maior urgência.

Pode soar desequilibrada a idéia de comparar a qualidade do transporte público daqui com o sistema inglês, tudo bem, porém sabemos que Florianópolis é uma cidade bem falada fora do Brasil, que recebe milhares de pessoas todos os anos, apesar dos serviços turísticos ainda engatinharem em muitos casos, e que fica cerca de 400Km da capital paranaense, que tem um respeitoso sistema de transportes.

Faltou no VT comercial algo um pouco mais honesto: “Estamos trabalhando todos os dias para tornar esse serviço melhor”, ou ainda, “Grande Projeto 2009: Você irá se surpreender!”. E obviamente que isso fosse verdade, é claro.

 Como não foi nada disso que vimos, só resta dizer: Serjão! Assim tu queimas teu filme ixtepô!!!

 Antonio Rossa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: