Segunda-Feira-Clipes: The Dead Weather

51slX6rRZxL__SS500_

Já é praxe dizer que a música pop e o rock´n´roll andam meio sem gosto atualmente, o que vejo com certo realismo diante de uma crise que se revela não apenas em caráter monetário. A escassez do dinheiro é um dos reflexos de alguns modelos que o mundo parece estar gradativamente rejeitando.

Na música e nas artes não é diferente. Estamos em tempo de entre safra de conceitos e fórmulas. De alguma maneira passamos para o lado de dentro do ovo, e agora nos resta lutar para tentar quebrar essa casca.

Só aqui em SC eu conheço pelo menos umas 5 bandas que são uma espécie de “representantes comerciais” – ou “primas-pobres” – dos Strokes, por exemplo. Acho interessante (e bizarro) esse lance do sujeito dar mais valor para outras bandas do que para sua. A síndrome do vira-lata é quase uma condição de aceitação no mundo dos coronéis.   O que me preocupa é se isso é medo, bipolaridade ou mera preguiça?

Mas eis que nem tudo está perdido meus caros irmãos e irmãs.

Se Jack White fosse brasileiro, eu diria que ele seria uma espécie de Arnaldo Baptista, mais comportadinho, é claro. Não me refiro a sonoridades especificamente, mas a essa inquietude, esse apetite em busca de novas formas de expressão, e principalmente, aos seus “saltos” para fora das zonas de conforto.

Estar na última modinha é relativamente fácil, quero ver eu e  você peitar o que está fora disso, o que não é corrente óbvia. É mais fácil ser parecido com os Strokes, não é mesmo?

Abaixo o novo clipe do The Dead Weather, a banda do agora baterista Jack White.

Esse vídeo mostra de forma interessante esse tiroteio desesperado de meias-verdades, de meias-críticas e de meia-arte. Essa acidez que hoje percorre o imaginário de quem tem mais do que precisa, e que acaba vomitando pólvora ou covers dos Strokes.    

Eu ainda acredito no rock´n´roll.

Um abraço e uma ótima semana, Antonio Rossa

Leave a Reply

