cinema independente americano dos anos 80

plasticine 

Plasticine clube apresenta Jim Jarmusch em P&B

Jim Jarmusch dirigiu alguns dos maiores “clássicos” do cinema independente americano dos anos 80. A fotografia em preto e branco reforça a atmosfera melancólica e sombria de seus filmes, habitados por personagens miseráveis, desengonçados e dominados pelo tédio.  

Local: Sala Multimídia do MIS-SC no CIC …….ENTRADA FRANCA!!!


06/08 – 19 horas Estranhos no Paraíso (eua, 1990, 89’)

Com: John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson, Cecillia Stark, Danny Rosen, Tom DiCillo, Richard Boes, Rockets Redglare, Harvey Perr, Brian J. Burchill, Sara Driver, Paul Sloane  Morando em Nova York, Willie recebe a inesperada, e indesejada, visita de sua prima Eva, da Hungria. A frieza e a indiferença do início são substituídas aos poucos pela amizade e eles resolvem ir visitar uma tia em Cleveland.

 

07/08 – 19 Horas Dead Man (eua – 1995 – 121’)

Com Johnny Depp,Gary Farmer,Crispin Glover,Lance Henriksen,Michael Wincott,Eugene Byrd,John Hurt,Robert Mitchum,Iggy Pop,Jared Harris…  A obra prima de Jim Jarmusch e um dos melhores filmes estrelados por Johnny Depp. Faroeste existencialista com toques de El Topo e trilha sonora de Neil Young.  William Blake é um contador perdido na cidade que  envolve-se com a mulher errada e é acusado do assassinato dela e de seu ex-noivo.  


08/08 – 19 Horas Coffee and Cigarrettes (eua – 1987/2003 – 96’)

Com Roberto Benigni, Cate Blanchett, Steve Coogan, Alfred Molina, Jack White, Meg White, Bill Murray, Steve Buscemi, Iggy Pop, Tom Waits, Renee French, Genius/GZA, RZA…  O filme reúne 11 histórias curtas que têm em comum o consumo de café e cigarros, com os atores representando eles mesmos. O embrião de Sobre Café e Cigarros foi um curta-metragem filmado por Jarmusch em 1986, para o programa Saturday Night Live. Neste filme, Jarmusch exercita sua maneira de ver o mundo em pequenos relatos cheios de cinismo, tédio, banalidade e silêncios.  


09/08 – 19 Horas Down by Law (alemanha – 1986 – 107’)

Com Tom Waits,John Lurie,Roberto Benigni,Nicoletta Braschi,Ellen Barkin,Billie Neal,Rockets Redglare,Vernel Bagneris,Timothea… Zack e Jack são condenados por um crime que não cometeram e vão parar na cadeia. Dividem cela com o italiano Roberto, e os três acabam escapando juntos.  Neste filme, Jim Jarmusch, melhora seu estilo estático e impassível, perminindo aos personagens um pouco mais de vida. Roberto, que parece com um boneco Kewpie de cabelos negros, cria momentos que inspiram seus companheiros letárgicos a falar, cantar, e, resumindo, relaxar um pouco. “Dawn By Law” provavelmente figura como uma das melhores comédias da década de 80.  


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: