“Contracapa” de Marcos Espíndola completa 3 anos

 

228853post_foto

No começo uma coluna no Diário Catarinese, jornal de maior circulação em SC. Depois um blog que se tornou referência entre os interessados e entusiastas de arte e cultura. A mais nova investida, um programa de rádio que começou sendo transmitido para a Grande Florianópolis, e que agora já está no estado inteiro de SC, com muito êxito, diga-se de passagem.

Eu estou falando de Marcos Espíndola, jornalista, 35 anos, o comandante da Contracapa do Caderno Variedades do DC e do programa de rádio Paredão Contracapa, na Atlântida FM.

Vejo pouco risco em afirmar que Espíndola é hoje o jornalista com maior expressão dentro da cena cultural em SC, e digo isso não apenas pelo fato de ele estar num veículo de massa ou numa empresa do porte da RBS. Espíndola vem usando o digno espaço concedido a ele de maneira sublime, olhando com atenção o que acontece ao seu redor, não se esquivando da boa briga, nem deixando de lado aqueles que tentam ganhar seu lugar ao sol e vêem em sua coluna um excelente espaço para esse maior reconhecimento.

Sim, o trabalho de Espíndola é também um dos responsáveis por trazer à tona uma certa auto-estima e uma auto-percepção que vinham faltando no meio artístico catarinense. É inegável sua contribuição para um certo desbunde da quase sempre engessada mídia tradicional, e de seu flerte apaixonado com a cultura popular. Espíndola não parece ter sucumbido ao establishment de plantão, e isso é coisa rara quando se sobe alguns degraus. O seu programa de rádio, que só toca produção catarinense, é um bom exemplo disso que citei.

Além disso, a Contracapa não se basta em apenas informar ou “motivar” as pessoas a conhecerem o que se passa em SC, culturalmente falando. Ligado a ela está o blog do Marquinhos (clique aqui), um espaço muito mais aberto para a discussão, que vem funcionando como uma mesa de encontro de diversas pessoas mundo afora. Tem roupa suja, às vezes tem, sim, mas tem ótimas discussões também, que contribuiem para que as pessoas consigam enxergar algumas coisas fundamentais que nem todos conseguem. 

Não são poucas as pessoas que já tem a Contracapa como parada obrigatória diária. Eu particularmente sou um desses. Vale frisar que a coluna diária de Espíndola está prestes a comemorar 3 anos de estrada, o que eclodirá em uma super festa na Célula, nesta próxima sexta (26.09), e ainda juntará Cassim & Barbária, Aerocirco e a volta do The Dolls.

Aproveite e leia a interessantíssima entrevista de Espíndola concedida ao jornalista Rafael Weiss, do ótimo blog Mundo47 (clique aqui).

Parabéns, felicidades e vida longa ao Espíndola e à nobre Contracapa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: