Você conhece o TAC?
– Em 7 de setembro de 1875 foi inaugurado o Teatro Santa Isabel, em homenagem a Princesa Isabel; Laguna e São José já possuiam suas edificações destinada à arte, sendo que na Capital, então chamada Desterro, havia apenas o Teatro São Pedro de Alcântara, já bastante arruinado.
– Em 2 de julho de 1894 o Teatro Santa Isabel passou a se chamar Teatro Álvaro de Carvalho, ou TAC;
– Em 1893 foi deflagrada a Revolução Federalista, que declarou Santa Catarina independente do resto do País enquanto a monarquia não fosse restaurada, e, no ano seguinte, numa reação do Governo Federal, o teatro e outros prédios públicos passaram a servir de alojamento para prisioneiros. Numa atitude de rompimento com a Monarquia, houve o Decreto de 1894, que mudou o nome do teatro de Santa Isabel para Álvaro de Carvalho, em homenagem ao primeiro-tenente da Marinha e primeiro dramaturgo catarinense, autor das peças “Raimundo” e “Uma moça de juízo”, entre outras.
– Logo após, o teatro passou a receber o cinema, ainda em fase inicial, que nele se instalou por um período.
– Em 1955, mais um grande esforço impôs ao teatro uma radical transformação, não sem antes ser aventada a hipótese das cortinas serem fechadas para sempre, e o prédio demolido.
Atualmente pouco se tem da antiga estrutura, e é inegável dizer que ao longo desses mais de 100 anos de sua existência, o TAC ainda não motivou uma valorização mais eficiente e respeitosa. Esta linda obra ainda precisa ser vista e sentida como parte real da nossa história, com o respeito merecido e como símbolo de uma luta que ainda está em curso: A democratização da cultura.
O TAC foi tombado em 1988, sob guarda da Fundação Catarinense de Cultura.
VIVA A CULTURA. VIVA O TAC.
Fontes: www.tac.sc.gov.br
http://www.guiafloripa.com.br/turismo/patrimonio/tac.php3
Leave a Reply