Passa Mafra pelas palavras…

Caso eu fosse listar os compositores catarinenses que muito me agradam certamente a lista seria mais ampla, de vários estilos e épocas.

Dessa vez eu gostaria de falar, mesmo que brevemente, de Jean Mafra. Irei me ater somente ao “Artista-Compositor”.

Há alguns dias Mafra postou em seu blog a canção “Mais vinho pra mim”, que fará parte do novo lançamento da Samambaia Sound Club, a sua banda.

Cada vez mais fica claro o talento de Mafra na composição de letras, aliás belas letras.

“Mais vinho pra mim” é uma dessas canções que me parecem completas, definidas, como se o autor (ou autores) soubesse exatamente onde chegar. O melhor disso tudo é que essa canção destoa daquilo que a Samambaia mostrou até então, ou seja, a banda parece não estar em nenhuma perigosa zona de conforto.  

Essa clareza emociona, instiga, soa bastante verdadeira. Por si só isso já me levou a compreender a canção como parte de mim. Trocando em miúdos, é isso o que eu preciso de uma canção, essa identificação emocional.  O resto é só “chatice intelectual particular de um rapaz que ainda bebe Nescau”.

Mafra, dia após dia, vem se firmando como um dos grandes letristas da nova geração de músicos catarinenses. Parte por seu inconformismo, parte por sua dedicação à escrita.

Mafra e eu temos inclusive uma composição em parceria, a densa “Imperfeição”, canção que eu ainda pretendo gravar. O compositor também contribuiu com suas letras no último trabalho de Luiz Meira, apenas para citar um exemplo.

Estou curioso à respeito do material que a Samambaia preparou e que provavelmente lançará ainda nesse primeiro semestre de 2010.

Para ouvir “Mais vinho pra mim” clique aqui.

Bom som e um abraço, Antonio Rossa

Leave a Reply

