Roda, roda e gira!

 

Você compôs uma canção, batalhou, pensou e viveu, e parte disso saiu em forma de música e letra.

Tudo bem, algumas influências explícitas, outras não, mas aquilo é a sua obra. Ninguém faria igual, nem ao menos você conseguiria novamente.

Um canção, como um quadro ou uma poesia, ou qualquer obra de arte, são preciosidades exclusivas. Não é possível fazer canções em escala, como automóveis ou chocolates, já reproduzí-las sim.

Eu tenho um pedaço de pão e lhe dou esse pedaço de pão. Resta-me nenhum pão. Eu tenho uma canção gravada e compartilho com você essa canção. Restam agora duas pessoas podendo ouvir a mesma canção. Isto é, compartilhar não é crime, ganhar dinheiro nas costas dos outros, sim, e isso precisa ser diferenciado.

Imagine se eu tivesse um computador e eu lhe desse esse mesmo computador, e que no final dessa transação nós dois tivéssemos dois computadores exatamente iguais, o mesmo produto. Seria mágico e não seria roubo, é fato? Com a música funciona assim. Se eu compartilho contigo eu não estou comentendo nenhum crime, desde que eu não esteja comercializando isso.   

Bom, eu estava lendo a revista Época online (leia matéria na íntegra) e vi uma matéria muito bacana sobre os discos de vinil que já vem com o próprio tocador, aliás, a embalagem é o tocador.

Pelas fotos você pode imaginar como funciona. Esse lance do ouvinte ficar girando o disco não é nada prático, é fato, mas na verdade ele serve para você, na hora da compra, poder ouvir um pouco do disco, ali na hora. Boa sacada, não?

Caso você esteja com os cabelos em pé por causa da pirataria, existe aí uma boa solução.  

Bom som e um abraço, Antonio Rossa

Leave a Reply

