Onde King é rei

Passam décadas, modas e movimentos e a Black Music continua influenciando gerações com sua batida, seu groove e sua força.

Não é raro ver nos charts mais disputados do mundo quase que uma hegemonia das raízes musicais “black”, onde atualmente o R&B parece reinar.

Posso fazer uma pequena lista, sendo realmente simplista, de alguns representantes da black

music e lá estariam pelo menos James Brown, Michael Jackson, Tim Maia, Jorge Ben, Jamiroquai e Amy Winehouse.

Nessa lista você também notaria que nem só de rostos negros se faz este estilo, isto é, a sua condição global e multi-racial já é um fato consolidado e indiscutível.

Muitos nomes seriam necessários para deixar essa lista acima com a cara e o teor que ela merece, e sem dúvidas o nome do cantor brasileiro Gerson King Combo deveria estar lá.

Não será nenhuma surpresa caso você não tenha ouvido falar no nome de King Combo, mas posso lhe garantir que isso se deve em parte à nossa própria desatenção cultural e também ao nosso defeituoso processo de reconhecimento da nossa própria história.

King Combo  foi fundador do movimento “Black Rio” nos anos 70, que vinha de uma mistura quase explosiva do suingue americano com a batida brasileira, e que foi denominado Brazilian Soul.

A banda catarinense Sociedade Soul (assista ao clipe abaixo), que leva a black music em sua raiz, não deixou isso passar batido e convocou King Combo para mais uma jornada de grooves.

Como parte dos festejos de lançamento do primeiro CD da Sociedade Soul (veja a capa abaixo com exclusividade), a banda trará a Florianópolis (09 de julho) essa ilustre figura da nossa música, que para os apreciadores e conhecedores do gênero é tido como o “rei da música negra brasileira”.

Será uma brilhante oportunidade para você curtir parte da nossa história musical regada ao som de extrema qualidade deste quarteto catarinense, e que ainda está preparando outras surpresas para a festa.

Não deixe também de assistir acima ao trailer do documentário Gerson King Combo VivaBlackMusic, registro mais do que merecido e que de alguma forma ajudará a fechar parte de uma lacuna que o nosso país tem com muitas de suas figuras emblemáticas.

“Funk Brother Soul” para os espíritos atentos e dançantes!!!

Antonio Rossa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: