Tigran Hamasyan

A cultura de apreciar a música instrumental no Brasil ainda engatinha. Temos focos, sim, mas é preciso deixá-la num patamar culturalmente mais claro e acessível.

Muitos falarão que falta educação musical e eu não exitarei em dizer que grande parte desse “atraso” tem relação direta com isso. Como pensar diferente? Será que a nossa relação com a  música não deveria ir além do mero consumo imeditado?

Quando alguém enxerga a música apenas como produto, o valor que esse alguém dará a este produto pode não ultrapassar o preço de capa do cd que está na vitrine de uma loja. Agora imagine se o seu disco custar apenas 5 reais. Quem não conhece o processo de estudo, composição e prática musical facilmente subvalorizará essas questões, como acontece em qualquer área, e isso de alguma forma é compreensível apesar de inaceitável.

Ao enxergar a música apenas como arte corre-se o risco da não acessibilidade, isto é, a sua música pode ficar presa em pequeninos nichos. Claro, é preciso conhecer quais as intenções de cada artista, mas é preciso também relevar essas questões.

Existe aquele papo de que muitos músicos instrumentais fazem música para músicos. Por esse lado eu particularmente não vejo problemas, a não ser que o foco acabe virando um esconderijo. O cálculo é simples: você faz o seu melhor e pode encontrar pessoas que gostem daquilo que você faz. Porém, esquecer que existem canais e outros mundos pode ser uma armadilha para a sua grande arte.

O músico armênio Tigran Hamasyan é um exemplo da nova geração de músicos instrumentais que explora o audiovisual e a fotografia com cuidado. Jovem, com apenas 22 anos, Tigran parece entender bem que se a música um dia precisou dos LPs e Cassetes para ser difundida,  hoje é fundamental um bom trabalho também na web.

Bom de ouvir, bom de ver.

Antonio Rossa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: