Cuidado! Você é tão previsível

O conhecimento é tão vital quanto o pão nosso do dia-a-dia, com a diferença que sem comida você morre rapidamente, e já sem o conhecimento você vai morrendo aos poucos.

Conhecer não é apenas um trunfo para você se sair bem numa entrevista de emprego, armar-se contra aquele olhar blasé ou chamar a atenção numa roda de amigos. É preciso recriar a vida quase que incessantemente (a vida exige isso) e o conhecimento acaba por nos dar certos tijolos para que possamos continuar essa construção. Uma batalha contra o desmoronamento vital.

A internet pode nos auxiliar no conhecimento, sim, mas mesmo em sua imensidão o infinito é logo ali. Quero dizer, o mundo pode ser grande pra você, mas o que você faz com toda essa grandeza? Em quem você acredita? Qual verdade lhe comove afinal?

Imagine então que você possui conhecimento para continuar essa construção sem grandes sobressaltos. Sem grandes sobressaltos? Como assim? Baseado em que podemos ter a consciência da previsão?

O fato de um camundongo de laboratório viver em média de 1 a 2 anos leva os cientistas a terem um certo “controle de previsão” sobre esses animais, como se eles pudessem prever as ações e reações dos bichinhos. Imagine você que quando um cientista observa células com um curto intervalo de vida essa previsão pode ser ainda mais fiel, o que me leva a crer que o ser-humano visto por um observador maior também poderia ter a sua vida previsível.

Não posso garantir que 365 dias passem da mesma maneira para todas as pessoas, talvez para nenhuma seja igual. Mas não podemos negar que, salvo exceções, todo mundo sabe que 365 dias dá 1 ano terrestre.

N.E: Acho legal aqueles mestres indianos que não sabem a idade que tem. Às vezes eu também não sei a minha.

Em mercúrio 1 ano é igual a 87 dias e em Netuno equivale a 165 anos terrestres, além de sua rotação ser de apenas 16 horas e 7 minutos. Um dia curto para um ano extremamente longo.

O ano em Netuno parece demorar visto daqui, não?

Será então que temos todo esse controle sobre nossas vidas ou será que não temos controle algum, e somos previsíveis como aquela célula aos olhos do cientista-ateu-Deus-nosso-senhor?

Recomendo você dar uma passada nesse site www.recordedfuture.com que promete prever o futuro através de uma ferramenta de análise temporal. Aliás, de tudo que é material e já catalogado não me parece extraordinário tais previsões, porém o conjunto de possibilidades cruzadas é realmente bastante interessante.

Antonio Rossa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: