A ilusão das Lady Gaga´s

Você está querendo vender o seu peixe e não tem achado essa tarefa muito fácil?

No vídeo abaixo “Lady Gaga e Lições de Marketing” você poderá encontrar algumas dicas, porém se você for analisar com atenção verá que se trata de um vídeo de auto-ajuda, ou um daqueles cases empresariais ideias, mas com metas bastante complexas e fora da realidade da grande maioria das pessoas.

Observe o cenário o qual Lady Gaga está inserida, o porte do seu empresário e das equipes criativas ao seu redor, as parcerias com marcas posicionadas e conhecidas mundialmente, com artistas consagrados e estruturas já utilizadas por outros artistas pop do passado e que Gaga tem à disposição. O eterno retorno volta a atacar.

Obviamente Gaga tem o seu talento, vive em tempos de internet, mas engana-se quem acha que internet é para todos. Aparentemente o é, mas se você observar com cuidado verá que a comunicação ainda está nas mãos das grandes companhias, salvo raras exceções. Aliás, até as exceções poderiam ser criações das majors, mas aí são conspirações das quais eu não tratarei aqui.

O “fenômeno” Stefhany do Crossfox pode fazer minha análise ficar à deriva, apesar de que a hipótese do “buzz forçado” não deve ser descartada.

Temos possibilidades reais na internet? Claro que temos – aliás nem é o oposto disso o que pretendo tratar com esse texto – mas para alcançarmos as “ruas principais da superinformação” ainda teremos  diversos obstáculos, porém com alguns degraus já percorridos, é fato. Existem portas muito bem fechadas nesse aparente espaço aberto virtual.

Se todas as nossas decisões fossem tomadas predominantemente a partir de nossas próprias opiniões é possível que o cenário fosse diferente. Sabemos que não é assim, inevitavelmente somos influenciados em alguns (ou diversos) pontos, e que o mundo sendo uma rede ficaremos quase sempre a mercê dos filtros “maiores”.

Agora, eu disse quase sempre. As frestas estão aí.

Deixar de se comunicar é que parece insano.

Um abraço, Antonio Rossa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: