Muniques lança EP

Pensar uma canção meramente pela canção sempre me pareceu algo incompleto. Preciso do contexto, da capa, da foto, do clipe, do bairro, da entrevista, das sobras, do release para traçar uma significância daquilo pra mim.

Claro, continuo pensando que a música permeia todos esses detalhes, mas certos acessórios ajudam a contar uma história, e isso é fundamental na minha visão: Histórias.

Estou sempre atento aos lançamentos da música catarinense. Realmente me interessa aquilo que está sendo produzido perto do quintal da minha casa.

Neste último final de semana ouvi o EP do Muniques, grupo formado pelos ex-Maltines Cisso, Marcill e Dani, mais Leo Irvine.

Na minha opinião não existe estilo óbvio, existem momentos óbvios de se utilizar estilos.

O eletro-rock (ou synth rock), como o nome sugere, traz misturas de eletrônico e rock e é uma das vertentes responsáveis pela adesão de muitos roqueiros ao mundo das batidas eletrônicas.  Não se trata de um estilo novo, porém ainda é capaz de proporcionar instigantes novas sonoridades mundo afora.

The Prodigy, Gorillaz, TV on the Radio e Cansei de Ser Sexy são alguns dos top-charts do estilo.

Numa primeira audição Muniques não me pareceu trazer nada de realmente novo (apesar da alcunha eletro-pop), levando em consideração a predominância do estilo no mainstream da moda e a tendência deste meio a inovar, mesmo que algumas vezes pra lugar nenhum.

No meio da sopa das rádios figuraria possivelmente como “mais do mesmo” e isso não é necessariamente um ponto negativo, já que a proposta do grupo é essa mesma: tocar nas rádios e baladas fashion.

Arrisco-me a dizer que para esse cardápio algumas das canções do Muniques podem vir a funcionar, já que a produção musical está à altura de coisas boas do gênero.

“Tonight The Disco” tem potencial, com um refrão grudento e uma boa pegada. Gostei da voz e da interpretação de Leo Irvine.

As demais canções oscilam entre alguns bons momentos pontuais e calmarias sem tanta expressão.

Quem pretende fazer um sopão de estilos necessariamente precisa entender o risco que corre.

Você conhece aquela frase que diz: “quem quer estar sempre na moda corre o risco de estar sempre fora dela”!?

Antonio Rossa

Obs.: Deixe seus comentários abaixo

One Response to “Muniques lança EP”

  1. parabéns, antonio,
    precisamos de mais gente que leia a produção musical desta terra com olhos críticos. eu, por exemplo, que ainda não ouvi o ep, me senti, por causa do seu texto, instigado a correr ao site do quarteto para conferir o trabalho de estréia da muniques…

    tô indo lá agora…

Leave a Reply

