Todo tempo agora

Como falar da vida sem ter vivido a vida inteira?

Esta questão se dissolve quando penso no agora, no hoje, nesse eterno cubículo temporal o qual me encontro toda vez que acordo.

No fim das contas é sempre hoje, como ontem foi hoje e amanhã também será. Estamos sempre no agora, apesar da mente não necessariamente ter essa mesma percepção.

Posso me esquecer, por descuido, que este corpo carrega tantos e tantos Antonios, desde aquele bebê que não lembro até a cicatriz no meu rosto que observo desde aquele dia do acidente. Quem pode negar que o trauma não seja uma saudade amplificada? Um apego nostálgico em busca do hoje no ontem?

Era este eu aqui que estava lá naquele dia, quando perdi a cabeça ou chupei um picolé. Era esta mão que agora toca os teclados e digita palavras, apesar de haver certas controvérsias sobre se era mesmo esta mão.

Eu mudei, minhas mitocôndrias mudaram, minhas plaquetas e o tamanho de minhas orelhas. O velho de mim também mora aqui, ou seja, o futuro caminha comigo, no hoje, todo santo dia.

Até aquela bela camiseta já não é mais a mesma, e quanto a minha paciência venho tentando domá-la através da respiração.

É tudo hoje, sempre hoje. Certas claustrofobias não são gratuitas, não mesmo.

Dormi ontem e acordei no hoje. Pensei no amanhã e encontro-me no agora. Nunca fui amanhã, nem ontem, apesar de certas frustrações congelarem minha ideia de tempo. Volto a mim, respiro, e mais uma vez é agora.

Nunca acordei cachorro, jamais, nem gato, muito menos rato, mas não duvido de que certos comportamentos tenham lá suas correlações. Já vi gente mordendo por aí, até garotos fazendo miau! e certos ratos mais ratos do que ratos.

Tudo bem, eu confesso, já tive lá meus dias de cão, e duvido que um cão já não tenha tido lá um dia de gente.

É tudo agora.

Antonio Rossa

Leave a Reply

