Vasos, flores e Rosebud…

Está no ar o mais recente trabalho do cantor e compositor Jean Mafra, o videoclipe da canção Rosebud.

Certos artistas já conseguiram ganhar um nível de respeito, pelo menos o meu, a ponto de fazer a primeira impressão não evidenciar toda uma impressão. É preciso vasculhar, não cair nas armadilhas das rápidas pré-definições.

Jamais escondi minha opinião de que um clipe depende sua maior parte da canção que o baseia. Um clipe seria o vaso enquanto a música seria a flor, e tem mais: Clipes não salvam canções! Salvo algumas exceções que eu sinceramente não lembro. Ok! Tem o OK GO!

É a música quem dita as regras e é pela e através da música que o mundo beira fazer certo sentido.

No cinema mudo não havia falas, mas havia música, e isso diz muita coisa.

DO GOSTAR DE ALGO

Rosebud é uma canção urgente, delicada, bem resolvida, e que mostra um dos melhores textos do compositor Jean Mafra. A participação da ex-Maltines, Ligia Estriga, é a cereja do bolo, um bálsamo para os ouvidos.

Quanto ao clipe pude vê-lo de diversos ângulos. Esteticamente me gerou uma certa estranheza, estranheza a qual foi absorvida pelo instigante roteiro, que segurou muito bem a onda. Vieram-me à cabeça temas como “distância da aproximação”, “solidão compartilhada”,  o que gerou significados até certo ponto maiores do que qualquer incompatibilidade estética pessoal.

Sempre tento ficar à margem do “gosto ou não gosto” quando isso se refere a trabalhos meus. Interessa-me muito mais as motivações e as razões do gostar ou não gostar.

O clipe de Rosebud me fez sentir, e ali então eu já não estava mais sozinho. Que bom!

Mafra continua fazendo, propondo e discutindo.

Antonio Rossa

Leave a Reply

