Realidade social em 3D

Há uma quente discussão mundo afora sobre os destinos do audiovisual e do cinema, e da relação entre “filme”, animação e 3D.

É comum que o mercado crie “mitos da última semana”, celebridades tecnológicas alçadas ao topo como se fossem a salvação da lavoura. Aí então muita gente corre e compra as novidades da semana até que uma nova segunda-feira surge e novas novidades aparecem.

Sendo bastante simplista, acredito muito mais na convergência de mídias do que na consolidação de uma hegemonia tecnológica unitária. Quero dizer, usa-se película, vídeo digital, animação ou 3D quando possível e necessário. O olimpo dos deuses é ter a possibilidade de usar todas essas ferramentas num mesmo projeto, tendo-se consciência das razões para cada utilização ou não-utilização.

Apesar de diversas tendências estarem aí movendo o mundo, não consigo enxergar uma hegemonia hightech que suplante verdadeiramente o poder das ideias, da criatividade e, principalmente, da originalidade.

A ferramenta que você utilizará será um dos pontos do seu projeto, muito importante, sim, mas um detalhe dentro de uma ideia e um conceito maiores.

O vídeo Time Warp Project (acima) é o trabalho de conclusão de curso do recifense Uira Lamour, residente em Florianópolis.

Além do belo trabalho de composição e do tom altamente realístico do 3D em parceria com o vídeo digital, a ideia da relação entre “percepção, tecnologia e acaso” pareceu-me a cereja do bolo.

Bem feito, socialmente responsável e questionador.

Antonio Rossa

Advertisements

4 Responses to “Realidade social em 3D”

  1. MUITO BOM!!!

    caramba, antonio, belíssima dica.

    caraca, levei o maior susto com o vídeo. e fiquei ainda um tempão procurando os óculos que ganhei na playboy da larissa…

    abração.

    • transitoriamente Says:

      Mr. Mafra,
      Há sempre um talento despontando por aí, até mesmo uma Riquelme. Que bom. Abraço, Rossa

  2. Obrigado Antônio. Foi certamente uma das coisas mais legais que comentaram sobre meu projeto, sem entrar na mesmice do discurso imediato. Vou direcionar esse link no meu facebook, abraço!

    • transitoriamente Says:

      Uirá. As minhas palavras foram reflexos do resultado alcançado pelo seu trabalho.
      Parabéns,
      Rossa

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: